14 de abril de 2010

6ª ETAPA: DO CARMO AO CARVALHIDO. Alguns avisos

Caro/as Amigo/as
E depois do merecido descanso pascal cá estamos de volta para continuar a "romper sapatos", rumo a Compostela, pelos velhos Caminhos de Santiago que partem do Porto.
Nesta sexta etapa, depois de na anterior termos alcançado o Mosteiro de Leça do Balio pela antiquíssima estrada romana e medieval para Braga, regressamos ao Porto e partimos do Largo dos Ferradores (actual Praça Carlos Alberto) por uma outra estrada, igualmente antiga: a que ligava a cidade ao Norte litoral, nomeadamente à Póvoa e Viana do Castelo.
O ponto de encontro é, como já está divulgado há muito, no Café Âncora d'Ouro (mais conhecido pelo "Piolho"), presentemente a comemorar o seu centenário. Não se esqueçam dos vossos passaportes. Até porque o carimbo inicial vai ser exactamente (espero) o do Café Piolho.
Depois rumaremos pela Rua de Cedofeita. A meio desta sugiro uma alteração ao plano inicial que vos apresentei em Outubro. Isto porque estive a "ensaiar" recentemente o percurso previamente pensado para este dia (De Carlos Alberto ao Monte dos Burgos, via Viela dos Abraços e Requesende)e cheguei à conclusão de que era "muito puxado". Assim sendo, proponho um trajecto algo mais curto (apenas até ao Carvalhido), mas com um pequeno desvio que, acho, será do interesse de todos: uma visita à velha igreja românica Cedo... Feita. Aí colocaremos o segundo carimbo da etapa.
Depois da visita à igreja de Cedofeita retomaremos a caminhada pela velha estrada (esqueçam a Rua Oliveira Monteiro)que nos levará até à Ramada Alta e daí, através da Rua 9 de Julho, até à Praça do Exército Libertador (Carvalhido), com passagem pelo singelo "Senhor do Padrão". No Carvalhido visitaremos a antiga "Povoação das Pirâmides", colocaremos o último carimbo do dia e poderemos tomar o autocarro de regresso ao Carmo.
Para a Turma A a saída é já este sábado 17. A Turma B partirá a 24. Não se esqueçam dos passaportes e (atenção Turma A!!!) prestem atenção às previsões metereológicas.
Ameaço voltar.
Joel

Sem comentários:

Enviar um comentário