2 de fevereiro de 2010

3ª ETAPA: DA CORDOARIA À LAPA




O Porto visto da Torre dos Clérigos (fotos de Mário Costa Pereira)

Sábado, 9 de Janeiro de 2010 - terceira etapa desta nossa peregrinação. Início na igreja e torre dos Clérigos (Irmandade dos Clérigos Pobres), construídas, com grande polémica, sobre o antigo Adro dos Enfocados (onde eram enterrados os sentenciados com a pena de morte e aqueles que haviam morrido "fora da religião católica"). O intenso frio não impediu que parte significativa do grupo subisse ao topo da torre para contemplar uma das mais belas perspectivas sobre o Porto Histórico.
A viagem prosseguiu pelo Carmo e Praça Carlos Alberto(referências à Ordem Terceira, ao monumento ao soldado desconhecido da Grande Guerra, e à estátua a Humberto Delgado)que já foi o Largo dos Ferradores. Prosseguimos pela antiga estrada romana e medieval que unia o Porto a Braga - a actual Rua dos Mártires da Liberdade (explicação do topónimo, que se prende com um grupo de liberais condenados à morte durante o período absolutista de D. Miguel, na sequência de uma tentativa de revolta - a "Belfastada"). Breve descanso na Praça da República, antigo Campo de Santo Ovídio, objecto de profundo reordenamento urbanístico por parte dos Almadas no século XVIII, incluindo a construção do grande quartel militar neo-clássico no topo norte da praça.
Deslocação e breve visita à Igreja da Lapa. As suas lendas e a sua história, profundamente ligada ao Cerco do Porto e ao rei D. Pedro IV, cujo coração se encontra guardado no seu interior. Breves referências ao Cemitério da Lapa - o primeiro cemitério "moderno" da cidade e visita à capela do Senhor do Olho Vivo, no interior da qual se pode contemplar um fabuloso (e muito desconhecido) cruzeiro (século XVI/XVII ?) evocativo de Santiago e das peregrinações. Distribuição, com o apoio da Associação de Estudos Jacobeus, do Porto, do Passaporte de Peregrino aos participantes deste ateliê do Centro de Formação de Professores de Matosinhos.
A etapa terminou com a subida ao miradouro do Monte da Lapa a partir do qual se pode contemplar uma das mais belas (mas também das mais desconhecidas) panorâmicas da cidade e seus arredores.

Sem comentários:

Enviar um comentário