8 de novembro de 2009

DA RIBEIRA À SÉ - O "CUBO"

A romper os sapatos na Praça da Ribeira (fotos Maria Beatriz Capitão)

A Praça da Ribeira é dominada, desde 1976, por uma escultura - o "Cubo" - de um dos mais conceituados escultores portugueses do último quartel do século XX: José Rodrigues. Esta obra tornou-se de tal forma emblemática que, para muita gente, nomeadamente para as novas gerações, o local foi rebaptizado com o nome de "Praça do Cubo".
Espaço desde sempre de referência na cidade, a Ribeira e a sua Praça perderam, nas últimas décadas, muito do seu tradicional bulício mercantil, ainda magistralmente documentado por Manoel de Oliveira, em 1931, em "Douro - Faina Fluvial". Mas, por outro lado, ganharam imensa vida com o Turismo e a animação nocturna em concorridos pubs. E o "cubo" assume-se muitas vezes, neste contexto, como um ponto de encontro nestas deambulações e "peregrinações" turísticas ou nocturnas pela cidade.
O "cubo" assenta sobre uma fonte que, na sua edificação, reaproveitou várias pedras recuperadas no local. Curiosamente uma intervenção arqueológica aqui realizada revelou a preexistência, neste mesmo sítio, de um anterior tanque ou fonte. Este terá sido, portanto, um local onde provavelmente muitos viajantes, rompendo os sapatos, ter-se-ão refrescado antes de iniciar a subida da cidade, em direcção à sé catedral e/ou das portas de saída para Norte (texto Joel Cleto).

Sem comentários:

Enviar um comentário