1 de novembro de 2009

COMUNICADO 1/2009

Romper os Sapatos
E s t a m o s d e v o l t a !
O desafio é o mesmo: partir à descoberta, uma manhã de sábado por mês, calcorreando a História, a Memória e o Património da nossa região, por ruas, vielas, praças, veredas, caminhos rurais e perscrutando o interior de alguns monumentos.
E porque 2010 vai ser ano Jacobeu - o último nos próximos onze anos - as sessões vão centrar-se na (re)descoberta dos antigos caminhos para Santiago de Compostela na nossa região. Ao longo dos próximos meses, iremos "romper os sapatos" nos seguintes percursos (sujeitos a pequenas alterações):
- Outubro - Da Praça da Ribeira à Sé do Porto
- Novembro - Da Sé do Porto à Praça dos Ferradores (incluindo a Catedral, Judiaria, Cordoaria e Torre dos Clérigos).
- Dezembro - De Carlos Alberto à Capela do Olho Vivo (incluindo igrejas dos Carmelitas, do Carmo, da Lapa e capela do Olho Vivo e a subida a um dos mais fabulosos e desconhecidos miradouros da cidade).
- Janeiro - Da Lapa a Paranhos (com descida ao subterrâneo das nascentes da Arca d'Água).
- Fevereiro - De Paranhos ao Mosteiro de Leça do Balio (com passagem pela capela de Stº Antoninho do Telheiro, Casa-Museu Abel Salazar, Ponte da Pedra e visita ao mosteiro).
- Março - De Carlos Alberto a Requezende (com passagem por Cedofeita, Ramada Alta, Carvalhido e Prelada).
- Abril - De Requezende a Santiago de Custóias (inclui visita à Quinta da Prelada e à igreja de Custóias).
- Maio - De Custóias ao Mosteiro de Moreira da Maia (com passagem pela Ponte de D. Goimil e visita ao mosteiro).
- Junho - Um fim-de-semana de caminhada em terras espanholas com chegada a Santiago de Compostela. Pernoitaremos num albergue de peregrinos.
A todos os participantes, e com o apoio do Centro de Estudos Jacobeus - Porto, será entregue um "passaporte de peregrino" que iremos carimbando ao longo do percurso, por forma a atestar a nossa "peregrinação" e,assim, tentar conseguir obter a "Compostela": documento / certificado que as autoridades de Santiago entregam a quem, justificadamente (através do referido passaporte), realize a peregrinação (é obrigatório perfazer um determinado número de quilómetros - coisa que procuraremos cumprir com o somatório das nossas sucessivas "etapas").
O guia continua a ser o Joel Cleto, o promotor é o CFAE_Matosinhos, o sábado é o último de cada mês (sujeito a pequenos acertos) e o custo é de 5€ /pessoa / sessão (cafezinhos e entradas pagas emmonumentos - raras - não incluídos). As crianças não pagam.
Dinamizador: Joel Cleto - http://joelcleto.no.sapo.pt
Inscrições: joel.cleto@gmail.com
Não se esqueçam: vestuário confortável e calçado apropriado para caminhadas. Uma garrafinha de água é sempre útil e uma pequena mochila onde deverão guardar a garrafinha, um impermeável e a máquina fotográfica.

Sem comentários:

Enviar um comentário